A Relação entre o Aquecimento Global, o Crédito de Carbono e as Pequneas Usinas Hidrelétricas

O aquecimento global

Aquecimento Global

Devido o aumento das temperaturas da terra ao longo dos últimos anos, o aquecimento global vem causando grande preocupação. Entre as principais causas desse aquecimento podemos citar o Efeito Estufa, fenômeno responsável pela manutenção do calor, que vem aumentando devido a grande poluição da água, terra e do ar.

O homem é o principal responsável por essa poluição, adotando praticas não sustentáveis como por exemplo: as queimadas; os desmatamentos; investimentos em fontes de energia não renovável vindo a gerar emissão de gases efeito estufa etc.

Principais Gases Efeito Estufa (GEE):

  • CO2– dióxido de carbono = 1
  • CH4 – metano = 23
  • N2O -óxido nitroso = 310
  • HFCs -hidrofluorcarbonos = 140 ~ 11700
  • PFCs -perfluorocarbonos = 6500 ~ 9200
  • SF6– hexafluoreto de enxofre = 23900

Consequências dos Gases Efeito Estufa

  • Degelo nas calotas polares
    Degelo nas Calotas Polares
  • Aumento das temperaturas
    Aumento das Temperaturas
  • Tufões / Furacões
    Tufões / Furacões

As Organizações

Todos esses efeitos, afetam de forma direta as empresas hoje em dia. Ser sustentável, não apenas uma pratica de marketing para as companhias. Ser sustentável é preservar os recursos necessários para a sobrevivência da empresa e da sociedade em que ela está inserida.

Hoje as organizações estão mudando sua forma de agir e pensar rapidamente, mudando seus procedimentos, práticas de produção e de prestação de serviços, visando diminuir a necessidade de recursos não renováveis e as preservação dos mesmos.

Crédito de Carbono

Parece ser uma tendência no Brasil, devido aos vastos recursos hídricos, a construção de pequenas usinas hidrelétricas (PCHs). Com o objetivo de produzir a própria energia e ainda revender o excedente.

Os benefícios a companhias que adotam essa praticas são diversos.

Para o meio ambiente e sociedade, podemos citar o menor impacto ambiental com relação a grandes usinas, a produção de energia limpa, aumento da oferta de energia e controle de preços, redução de dióxido de carbono (CO2) etc.

Já para a própria companhia, primeiramente ela está protegendo e assegurando o fornecimento de um dos principais insumos de produção: a energia; e ainda está se protegendo de flutuações nos preços.

Nos dias atuais diante de um quadro de estiagem, reajuste tarifário e uma possibilidade de racionamento, as Pequenas Centrais Hidrelétricas despontam como alternativa à crise energética no País.

Outro beneficio importante as organizações, é a geração de créditos de carbono.

“O Crédito de Carbono ou Redução Certificada de Emissões (RCE) é uma espécie de certificado que é emitido para uma pessoa ou empresa, quando há diminuição de emissão de gases que provocam o efeito estufa e o aquecimento global em nosso planeta. Com esses créditos, a empresa ganha o direito de poluir ou revender para outras empresas que não conseguem atingir as metas de preservação”.

Antes dos créditos de carbono, o projeto de uma PCHs própria era quase sempre inviável para as organizações. Com as novas leis ambientais e o mecanismo do credito de carbono, a construção dessas pequenas usinas passou a ser viável economicamente, principalmente por que hoje em dia, já temos no Brasil empresas que produzem linhas compactas de turbinas hidráulicas.

Antigamente não havia ganho de escala na fabricação de turbinas. As linhas de produção não eram padronizadas e o custo e prazo de entrega acabavam sendo estratosféricos.

Empresas como a Energya, fabricam a linha Compact Hydro, onde é possível em um prazo de 6 meses a fabricação e instalação de todo o sistema hídrico, a um valor economicamente viável a empresas, fazendas e pequenos empresários.

Crédito de Carbono

Entenda o Crédito de Carbono

O Crédito de Carbono ou Redução Certificada de Emissões (RCE) é uma espécie de certificado que é emitido para uma pessoa ou empresa, quando há diminuição de emissão de gases que provocam o efeito estufa e o aquecimento global em nosso planeta, ou em outras palavras, ”certificados que autorizam o direito de poluir”.

Esses certificados são emitidos por agências de proteção ambiental reguladoras, autorizando emissões de toneladas de dióxido de enxofre, monóxido de carbono e outros gases poluentes.

As indústrias que mais poluem no País são selecionadas e a partir daí são estabelecidas metas para a redução de seus poluentes. As empresas recebem bônus negociáveis na proporção de suas responsabilidades. Cada bônus, cotado em dólares, equivale a uma tonelada de poluentes. Quem não cumpre as metas de redução progressiva estabelecidas por lei, tem que comprar certificados das empresas mais bem sucedidas. O sistema tem a vantagem de permitir que cada empresa estabeleça seu próprio ritmo de adequação às leis ambientais.

Muitas empresas desenvolveram projetos especializados para reduzir o nível de gás carbônico na atmosfera e na negociação de certificados de emissão do gás. Projetos que absorvam GEE (Gases de Efeito Estufa) da atmosfera, como por exemplo, o reflorestamento, redução das emissões provenientes da queima de combustíveis fósseis, substituição de combustíveis fósseis por energia limpa e renovável, como a construção de pequenas usinas hidrelétricas PCH (Pequena Central Hidrelétrica).

Fontes

http://sustentabilidade.sebrae.com.br/portal/site/Sustentabilidade/menuitem.98c8ec93a7cfda8f73042f20a27fe1ca/?vgnextoid=f39f249ae28e5310VgnVCM1000002af71eacRCRD
http://abrapch.com.br/pequenas-usinas/o-que-sao-pchs-e-cghs/
http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2012/04/entenda-como-funciona-o-mercado-de-credito-de-carbono
http://www.ipam.org.br/saiba-mais/O-que-e-e-como-funciona-o-Mercado-de-Carbono-/4
http://www.brasilescola.com/geografia/aquecimento-global.htm
http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=3973
http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/voce-sabe-sustentabilidade-empresarial/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cr%C3%A9ditos_de_carbono
http://saf.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/10.pdf
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_260001.shtml
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/credito_carbono.htm
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/O-que-%C3%A9-cr%C3%A9dito-de-carbono
http://www.brasilescola.com/geografia/creditos-carbono.htm
http://www.eninsa.com.br/energia-renovavel.php
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/…/Heliana_Artigiani_edrev.pdf
http://www.espacoenergia.com.br/edicoes/5/005-03.pdf
http://www.revistasg.uff.br/index.php/sg/article/viewFile/V7N4A2/V7N4A2
http://www.vwbr.com.br/ImprensaVW/page/Pequena-Central-Hidreletrica.aspx
http://www.seesp.org.br/site/imprensa/noticias/item/3030-cr%C3%A9dito-de-carbono-auxilia-a-financiar-pequena-hidrel%C3%A9trica.html
http://radiorural.com.br/noticias/15952-concordia-tera-duas-centrais-hidreletricas/
http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=187373